
- Blog da Coluna
-
by avsdc76cy6jus567yhnjdf
O neurocirurgião é o médico especializado em cirurgias do sistema nervoso enquanto o neurologista foca em diagnósticos e tratamentos não cirúrgicos. Ambos compreendem o sistema nervoso, mas apenas o neurocirurgião pode determinar a necessidade e realizar uma cirurgia na coluna.
Sinais como dores de cabeça persistentes, formigamento, perda de sensibilidade, confusão mental, problemas de memória, distúrbios do sono e fraqueza muscular podem indicar problemas neurológicos. Dores de cabeça crônicas ou enxaquecas severas, assim como formigamento frequente ou perda de sensibilidade, merecem atenção médica. Dores na coluna, embora geralmente tratadas por ortopedistas, podem necessitar de um neurologista ou neurocirurgião se houver compressão nervosa. Perda de memória e confusão mental podem ser sinais de doenças como Alzheimer, enquanto distúrbios do sono e fraqueza muscular podem ter causas neurológicas.
A maioria dos sintomas neurológicos melhora com tratamento convencional, mas se persistirem, um neurocirurgião pode ser necessário. A consulta envolve avaliação física, histórico clínico e exames de imagem para diagnóstico e decisão sobre cirurgia.
O neurocirurgião é especialista em cirurgias do sistema nervoso central e periférico, incluindo cérebro, coluna e nervos. A formação é longa e permite realizar cirurgias neurológicas diversas, com subespecializações em áreas como base do crânio, epilepsia, nervos periféricos, neuroradiocirurgia, neurointensivismo, neurotraumatologia, neuroendoscopia, oncologia, vascular, endovascular, espinhal, minimamente invasiva da coluna, pediátrica e funcional.
Pacientes geralmente chegam ao neurocirurgião por encaminhamento de outros médicos. O neurocirurgião trata cirurgicamente doenças do sistema nervoso, como aneurismas, hidrocefalia e tumores cerebrais. O neurologista diagnostica e trata doenças neurológicas, mas não realiza cirurgias. A decisão sobre a cirurgia é tomada em conjunto, com o paciente tendo a palavra final.
A dor na coluna pode ter várias causas, e um ortopedista é geralmente a primeira opção de tratamento. No entanto, se houver compressão nervosa, um neurocirurgião especialista em coluna pode ser necessário para realizar cirurgia de descompressão. Tumores cerebrais, sejam primários ou secundários (metástases), podem exigir neurocirurgia. O diagnóstico precoce é crucial, e o tratamento pode envolver cirurgia ou outras opções, dependendo do caso.