• Tratamentos
  • by avsdc76cy6jus567yhnjdf
  • novembro 7, 2018
  • 1

A artrodese da coluna lombar é uma intervenção cirúrgica tem como objetivo principal alcançar o alinhamento adequado através da fusão ou adesão rígida de duas ou mais vértebras.

Indicada em situações específicas, a cirurgia de artrodese lombar é frequentemente recomendada para o tratamento de fraturas vertebrais, bem como para manter a estabilidade da coluna durante intervenções cirúrgicas mais amplas. É uma solução terapêutica que visa não apenas a correção de problemas estruturais, mas também a prevenção de complicações futuras.

Existem dois principais tipos de técnicas utilizadas na artrodese da coluna lombar: a artrodese pós-lateral e a artrodese intersomática.

Na primeira abordagem, conhecida como artrodese pós-lateral, a intervenção cirúrgica é realizada através de uma incisão na região posterior da coluna lombar, onde são implantadas estruturas metálicas como parafusos e pinos para fixar um determinado segmento vertebral.

Já na artrodese intersomática, os dispositivos de metal e/ou polímeros são posicionados no espaço do disco intervertebral. Esses dispositivos podem ser inseridos tanto pela via abdominal (anterior) quanto pela via lombar (posterior), proporcionando estabilidade e promovendo a fusão entre as vértebras adjacentes.

Ambas as técnicas possuem suas indicações específicas, e a escolha entre elas depende das características individuais do paciente, da gravidade do problema e das preferências do neurocirurgião. O objetivo final é restaurar a função da coluna lombar, aliviando a dor e melhorando a qualidade de vida do paciente.

1 Comentário

  1. Roberto Poitevin
    maio 16, 2024 at 3:29 pm

    Médico dedicado e muito experiente.

Comments are closed.